Translate

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

19. Avaliação Física . Cardiorrespiratória


Arquivos do Blog Espaço Fitness ▼ 2018 (32) ▼ Fevereiro (32)




A capacidade cardiorrespiratória pode ser definida como a habilidade de realizar atividades físicas de caráter dinâmico que envolva grande massa muscular com intensidade de moderada/alta por períodos prolongados de tempo.
É dependente do estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular, muscular e suas relações fisiológico-metabólicas.

Uma maneira de avaliar a capacidade cardiorrespiratória é estimar a quantidade de oxigênio que um indivíduo consegue captar e metabolizar durante a atividade física.

O consumo de oxigênio se comporta de maneira diferente quanto à idade, sexo e constituição corporal; pode diminuir por falta de atividade física cardiorrespiratória, como também pode aumentar após um período de treinamento específico.

"Consumo de Oxigênio: É a quantidade de Oxigênio que uma pessoa consegue absorver do ar inspirado num determinado período de tempo. As necessidades de CONSUMO DE OXIGÊNIO dependerão sempre da intensidade da atividade. O Consumo de Oxigênio ocorre em situações de repouso, atividade e recuperação ... ."

O critério mais tradicionalmente utilizado para a mensuração e avaliação do componente cardiorrespiratório é a medida direta e indireta do CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO- VO2 MAX.

O CONSUMO DE MÁXIMO DE OXIGÊNIO corresponde à maior quantidade de Oxigênio que um indivíduo absorve do ar dos alvéolos pulmonares e transporta aos tecidos musculares durante o período de 1 minuto. ... É um meio para a Avaliação Cardiorrespiratória ou APTIDÃO FÍSICA de pessoas. Na verdade, avalia a Capacidade Aeróbica das pessoas.

O Consumo Máximo de O2 pode ser considerado como sendo a integração de várias regulações orgânicas (segundo De Vries):
a) Ventilação Pulmonar;
b) Difusão Pulmonar;
c) transporte de O2 e CO2 pelo sangue;
d) Função Cardíaca:
e) Adaptações Vasculares;
f) Condições do grupo de músculos envolvidos na ação muscular.

O VO2 max. é medido em laboratórios por Testes Ergométricos. O Teste de Cooper, ..., é um teste campo para a medição do Consumo de Oxigênio, relacionando-o com a distância percorrida no tempo estipulado."(1)

As medições diretas, por serem realizadas em laboratórios especializados, apresentam uma grande e considerável desvantagem, relacionada ao alto valor de investimento em materiais para sua aplicação. Por causa dessas considerações, foram elaborados inúmeros testes para predizer o VO2 máximo. Muitos deles baseiam-se nas frequências cardíacas obtidas durante ou após esforço no teste e entre outras variáveis - método indireto.

Podemos ainda dividir os testes indiretos em dois grupos distintos, de acordo com a intensidade de execução. São eles: testes máximos e testes submáximos. Quando aplicamos qualquer tipo de teste, principalmente, ao se tratar de um teste máximo, recomenda-se que sejam observados os diversos critérios médicos para aplicação e interrupção dos testes, de acordo com os sinais e sintomas observados nos avaliados durante a sua fase de esforço físico.

Observações importantes que antecedem o momento da aplicação dos testes de esforços:

Contra - indicações absolutas:
01. Insuficiência Cardíaca Congestiva
02. Infarto do Miocárdio recente
03. Miocardite Ativa
04. Angina Pectoris (complicações em esforços)
05. Aneurisma Dissecante
06. Doenças Infecciosas Agudas
07. Trombo-flebite
08. Estenose Aórtica Grave


(1). : Manoel J. G. Tubino, Fábio m. Tubino, Fernando A.C.Garrido . Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte . 759.


Atendimento:
Telefone (31) 982322611
E-mail: viniciusjpaiva@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário