É um sistema terapêutico ainda pouco conhecido entre nós, mas praticado regularmente na Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica respeitada de medicina tradicional.
Acredita-se que foi um presente de Brahma (Deus) aos Rishis ("Santos Profetas" ou "Videntes Da Verdade") durante suas austeridades nas montanhas do Himalaia.
Trata-se de uma combinação de ciência e filosofia, descrita nos Vedas, os antigos textos sagrados hindus, e que apresenta importante tratado sobre medicina interna onde são expostas as mais antigas técnicas e equipamentos cirúrgicos de que se tem notícia na história da humanidade.
Ayurveda é antes de tudo uma grande reflexão sobre a vida.
O propósito é conseguir boa saúde e mantê-la para conquistar uma vida longa. Para isso utiliza-se técnicas terapêuticas com plantas medicinais, dieta e desintoxicação, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, aromaterapia, gemoterapia, massagens, cirurgia, psicologia e, principalmente, a alimentação diária.
Os desequilíbrios alimentares, psíquicos e físicos são a constatação de que as doenças são processos de desobediências às leis que ordenam a natureza. As bases da terapia védica são ensinamentos que colocam a natureza humana em ressonância com a natureza do universo.
Os motivos da plena aceitação das práticas indianas foram:
01. Pela sua excelência como um completo sistema de promoção de saúde e como uma prática eficiente, acessível e cativante.
02. Destacamos o trabalho de mestres e vaidyas indianos que se deslocaram para o ocidente e cuidaram de divulgá-la para os diversos países.
Dhanvantari é considerado o médico dos deuses (devas), e o deus da Ayurveda. Dhanvantari-at-Ayurveda-expo
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ADhanvantari-at-Ayurveda-expo.jpg
A Terapia Ayurvédica é uma expressão autêntica da Terapia Natural. Por ser uma prática milenar, que utiliza recursos naturais, muitos procedimentos têm identidade com a prática nativa indígena e xamanista.
O princípio básico é a compreensão de que tudo no universo é constituído pelos mesmos elementos: água, fogo, ar, éter e terra, e estão presentes no ar, montanhas, mares e em todos seres vivos.
O Ayurveda observa os tipos individuais das pessoas. Isto nos ajuda a entender claramente as diferenças, as capacidades especiais e maneiras de comportar.
"O corpo é um rio. Nós temos a tendência de encarar nossos corpos como "esculturas congeladas", ...quando somos, na verdade, como os rios em cionstante mudança ... . "Não podemos entrar em um mesmo ario duas vezes, porque novas águas estão fluindo sempre."
"... O Maharishi Ayurveda ensina que todas as pessoas recebem da natureza um molde, chamado prakriti, ou TIPO DE CORPO. ... é essencial que você conheça seu tipo de corpo para se compreender."(1)
Gunas são estados mentais nos quais nos encontramos e nossas tendências e padrões de pensamento. Algumas vezes estamos numa vibração, com algum guna predominante, enquanto em outros momentos podemos perceber uma mistura deles.
Podemos classificar nossos estados mentais da seguinte maneira:
* Satwa - é o estado mental tido como o mais equilibrado, com habilidade de adaptação, iniciativa para ações benéficas, entusiasta e compassiva para com os outros seres, flexível, boa comunicação, inteligência e clareza das percepções e sentidos. Manifesta-se em pessoas altruístas.
* Rajas – é uma mente extremamente ativa, ambiciosa, dominadora, ansiosa, superficial, irritada,impulsiva e controladora. Manifesta-se em pessoas com tendência manipuladora, egoístas e competitivas.
* Tamas - é uma mente obscura, depressiva, com tendências suicídas e destrutivas. É obtusa, sem a menor percepção, ou uma percepção completamente negativa das coisas. Normalmente manifesta-se em pessoas atormentadas, letárgicas.
"Para descobrir as origens mais profundas dos
TIPOS DE CORPOS, o Maharishi Ayurveda procura o ponto de ligação entre a mente e o organismo.
Esse ponto existe claramente, pois quando ocorre um evento na mente, acontece um correspondente no corpo.
O Ayurveda afirma que essa intercomunicação acontece no ponto intermediário entre mente e corpo, onde os pensamentos se transformam em matéria.
Neste ponto ficam os três princípios operacionais dos nossos corpos chamados DOSHAS.
Os DOSHAS ... permitem que a mente dialogue com o corpo. Todos os nossos sonhos, esperanças, temores e desejos, assim como os menores sinais de emoção, deixam marcas no organismo. Esses eventos mentais moldam constantemente o nosso corpo enquanto "falam" com ele."(2)
Portanto, podemos dizer que os doshas são as forças fundamentais da nossa vida física.
Esses doshas são chamados de
Vata, Pitta e Kapha em sânscrito, e correspondem aos cinco elementos: ar, fogo, água, terra e éter.
Vata: ar e éter; Pitta: água e fogo; Kapha: terra e água.
"Dosha Vata controla o movimento. Dosha Pitta controla o metabolismo. Dosha Kapha controla a estrutura.
O Vata - movimento - corresponde ao controle da respiração, circulação do sangue, a deglutição e o impulsos nervosos.
O Pitta - metabolismo - corresponde ao controle da disgestão, absorção dos nutrientes, do ar e da água e de seus transportes pelo corpo.
O Kapha - estrutura - processo que controla a união das células que formam as estruturas de nosso corpo. "(3)
Todos nós possuímos os 3 doshas, em medidas distintas e diferentes proporções.
A organização desses humores é o que traz equilíbrio, evitando o surgimento de doenças e o desenvolvimento e instalação das mesmas em nossos tecidos.
É preciso saber qual o seu TIPO DE CORPO para determinarmos as suas necessidades.
Podemos os valiar com TESTE AYURVEDA DO TIPO DE CORPO e Pulsologia Ayurvédica. (*)
São importantes as informações apresentadas por estes testes e visam apenas a prevenção.
Não servem para tratamento de moléstias já estabelecidas e nem substituem os cuidados médicos.
Se você tem qualquer sintoma de doença, a restauração do equilíbrio de seus doshas é vital mas não é tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário