Embora o excesso de peso e a obesidade estejam relacionados, existe uma grande parcela da população que mesmo classificada como “com um peso em excesso”, apresenta uma quantidade normal de gordura ou mesmo abaixo do normal, além daqueles que, apesar de apresentarem pesos “normais”, revelam um excesso de gordura corporal.
A avaliação da composição corporal é essencial para determinar se existe ou não excesso de peso em forma de gordura e para se fazer uma estimativa de um peso corporal razoável, desejável, ou ainda denominado de peso corporal “ideal”.
1. IMC – Índice de Massa Corporal
2. Bio-Impedância (Equações Específicas)
3. Somatotipo (especifico Ayurvédico)
4. Dobras Cutâneas
5. Equações Preditivas (para vários grupos especiais e para estimativa e determinação do % de gordura ideal)
A análise da composição corporal através da impedância bio-elétrica tem como base a medida da resistência total do corpo à passagem de uma corrente elétrica de 500 a 800 microA e 50 kHz. Os componentes corporais oferecem uma resistência diferenciada à passagem da corrente elétrica, os ossos e a gordura, que contém uma pequena quantidade de água constituem um meio de baixa condutividade, ou seja, uma alta resistência á corrente elétrica.
Já a massa muscular e outros tecidos ricos em água e eletrólitos, são bons condutores, permitindo mais facilmente a passagem de corrente elétrica.
Segundo as leis de Ohm, a resistência de uma substância é proporcional à variação da voltagem de uma corrente elétrica a ela aplicada. Desta forma, através de um sistema tetrapolar, onde dois eletrodos são fixados á região dorsal da mão direita e dois à região dorsal do pé do avaliado, o aparelho irá identificar os níveis de resistência e reactância do organismo à corrente elétrica, avaliando a quantidade total de água no organismo e predizendo, através desta quantidade de água, a quantidade de gordura corporal do indivíduo. Segundo Lukaski (1986), para a realização da análise da composição corporal através da impedância bio-elétrica o avaliado tem uma participação decisiva, devendo obedecer a uma série de procedimentos prévios ao teste, sem os quais poderá estar comprometendo seu resultado.
As recomendações são as seguintes:
1. Não utilizar medicamentos diuréticos nos 7 dias que antecedem o teste;
2. manter-se em jejum pelo menos nas 4 horas que antecedem o teste;
3. não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas anteriores ao teste;
4. não realizar atividades físicas extenuantes nas 24 horas anteriores ao teste;
5. urinar pelo menos 30 minutos antes do teste;
6. permanecer, pelo menos, 5 minutos em decúbito dorsal, em total repouso antes da execução do teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário