"Quando o conceito de Esporte foi ampliado, a Nutrição Esportiva, antes ligada somente aos atletas de desempenho, passou a ser também importante para as pessoas comuns que aderiram às práticas esportivas não formais, na perspectiva do Esporte Lazer, principalmente quando essas atividades se relacionavam com a promoção da saúde.
A Nutrição Esportiva, atualmente, é uma das áreas imprescindíveis nas prescrições de treinamento, sob qualquer perspectiva, ... ."(1)
"Pessoas ativas, com excesso de gordura corporal, devem modificar a ingestão de alimentos sempre no sentido de apresentar um balanço energético negativo. A perda de peso deve estar baseada em uma pequena alteração no hábito alimentar, e a alteração no peso corporal deve ser lenta para não provocar danos à saúde e nem modificações no desempenho esportivo."(2)
Dez passos para uma alimentação saudável.
Alimentação Saudável . Minstério da Saúde
1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço, e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
2. Inclua, diariamente, seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Coma, diariamente, pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5. Consuma, diariamente, três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes e ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades ou sem gorduras trans.
7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesa doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados como muito sal (sódio), como hamburguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
A Nutrição Esportiva " ... é uma parte especializada da área da Nutrição e ao mesmo tempo pode ser considerada um campo teórico da Ciência do Esporte, ou das Ciências do Esporte.
É o campo teórico que estuda a ingestão de alimentos e a introdução de ergogênicos em organismos humanos de praticantes esportivos.
" Ergogênicos: Substância que promove a perfomace atlética por retardamento da fadiga ou por aumento da capacidade de trabalho.)"(3)
A Nutrição Esportiva envolve as dietas esportivas seguidas em esquemas de Treinamento Esportivo e de Promoção da Saúde por meio de atividades físicas/esportivas. ....
Os principais bancos de dados, com diversos conteúdos das áreas da Saúde, incluindo informações sobre a Nutrição Esportiva que abrangem os estudos e comunicações de congressos na área da Nutrição Esportiva são:
Medline . Biblioteca Virtual em Saúde . Bireme
. MedlinePlus (em inglês e multilínguas).
(1). : Manoel J. G. Tubino, Fábio m. Tubino, Fernando A.C.Garrido . Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte . 565.
(2).: Elimine a gordura conservando os músculos - como otimizar a perda de peso em atletas (PDF).
(3). : Manoel J. G. Tubino, Fábio m. Tubino, Fernando A.C.Garrido . Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte . 767.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário